top of page

Como seguir a etiqueta vaisnava - 2ª parte

(São Paulo, 28/07/2010)

(Continuação)

O Senhor Caitanya Mahaprabhu disse a Sanatana Gosvami: (verso)

"He Sanatana, ouça sobre Krsna, como Ele é belo, e é chamado não-dual, um. Krsna é chamado Para-tattva, a verdade absoluta e suprema".

Em sua linda forma, o próprio Mahaprabhu, glorificou como é belo o Krsna que reside em Goloka Vrndavana com Seus associados eternos, parikaras. (verso). Mahaprabu disse também: "He Sanatana, ouça a concepção sobre Krsna. Krsna é chamado não-dual e a Suprema Personalidade de Deus e a Verdade Absoluta. Mas Ele é um, Ele manifestou muitas formas e atividades". Jiva Gosvamipad explicou em Seu Sandharba sobre este advaijnana-para-tattva: (verso). Ele é um. Mas se manifesta em quatro formas. Sua forma original é Vrajendra-nandana Syamasundara, que possui duas mãos e beija a flauta com Seus lábios. Esta é Sua forma original. E Ele manifesta Suas muitas encarnações, svansa-avatar, como: Rama, Nrsimha, Kalki, Varaha. Ele manifesta muitos universos transcendentais. Ele é um mas manifesta muitas formas...

ramadi-murtisu kala-niyamena tisthan

nanavataram akarod bhuvanesu kintu

krsnah svayam samabhavat paramah puman yo

govinda adi purusam tam aham bhajami

(Sri Brahma-samhita-verso 39)

Sat-cid-ananda vigraha, diferentes formas transcendentais em diferentes mundos transcendentais. Mas nenhuma destas formas são diferentes Dele. Assim como há uma só lua, mas em diferentes dias vemos diferentes formatos da lua. Na lua cheia você vê a lua completa, muito linda e deleitosa. Depois, de acordo com o ângulo da nossa visão, vemos diferentes formatos da lua. A lua é sempre cheia mas de acordo com nosso ponto de vista em diferentes dias vemos diferentes formatos na lua: minguante, crescente, cheia. Da mesma forma, em Goloka Vrindavan, Krsna é sempre purna, completo. E nossos Vedas dizem:

om purnam adah purnam idam

purnat purnam udacyate

purnasya purnam adaya

purnam evavasisyate

(Sri Isopanishad - Invocação)

Ele é sempre completo. Mas o mesmo Krsna se manifesta na forma de Vishnu, Ramchandra, Dvarkadish, Mathuradish, e assim ele saboreia diferentes doçuras no coração de Seus devotos. Ele manisfesta muitas encarnações em muitos mundos transcendentais inumeráveis e inumeráveis entidades vivas. Com Sua potência externa bahiranga- shakti. Ele também manifesta este mundo material. Desta forma, Krsna manifesta quatro formas: Sua forma (swarupa) original, Suas encarnações, as entidades vivas e o mundo material. Um exemplo é um sol e muitos planetas e estrelas que se manifestam dele. As jivas (entidades vivas) são como os raios do sol. E o mundo material é o reflexo pervertido de Goloka Vrindavan. Se você for a Goloka Vrndavan e depois voltar ao mundo material vai ver que é um reflexo, aprakrta-cid-jagat, mundo transcendental. Mas este mundo material é um reflexo pervertido de Goloka Vrindavan, completamente oposto. Reflexo pervertido é como quando você se senta em frente a um espelho e vê seu rosto e mãos, mas ao contrário. Você vê a mão esquerda como a mão direita. Portanto este é o mundo material, o reflexo pervertido de Goloka Vrindavan. Neste mundo material, para onde estamos olhando e o que estamos fazendo? A mesma coisa em Goloka Vrndavan, mas de forma contrária, oposta. Aqui nós também ficamos com nossos entes familiares, mãe, pai, filhos, filhas, em diferentes tipos de relacionamento. Há diferentes tipos de humor como sakhya-bhava, abraçando e beijando seus amigos. Lá em Goloka Vrinadavan é igual. Subhal, Sridam também abraçam Krsna. Lá, Mãe Yashoda ama seu Bal-Gopal. E aqui os pais nutrem seus filhos, abraçam, beijam. Isso se chama vatsalya-bhava, humor parental. No mundo transcendental assim como no mundo material há o humor conjugal ou madhurya-bhava. Ele é de dois tipos, um é o svakhya e o outro parakiya. Entre marido e mulher e entre amado e amante. Mas nestes dois mundos isso tudo acontece como um reflexo pervertido, não-perfeito.

Entao voltamos a falar da nosso istadeva, Vrajendra-nandana Syamarsundara é linda. Mahaprabhu disse a Sanatana: "Como é linda a forma de Govinda"," (verso) e como Krsna em Goloka Vrndavan faz todas as Suas atividades como um ser humano, nara-lila. Ele é um lindo pastorzinho de vacas, gopavesh. Pastoreando as vacas com a varinha. Aqui no Brasil se faz isso? Na Índia eu vejo. Pastores são muito simples. Eles usam um turbante e um pano acima do joelhos, gamcha.

continua...

(Agradecimentos a Rasa Bihari Prabhu e Govinda Priya didi - Itajaí/SC pela revisão).

Pesquise no site:
Procura por temas
(tags)
Nenhum tag.

Gurudev

bottom of page