top of page

Como seguir a etiqueta vaiṣṇava - Final (4ª parte)


(São Paulo, 28/07/2010)

Continuação:

… porque Srimati Radhika é a rainha de Vrindavana, então, por esta razão, todos os residentes de Vrindavana estão cantando: Radhe… Radhe… Radhe.

Quando Raskhan, o poeta muçulmano, veio à Vrindavana, ele ficou muito surpreso e assim, ele compôs esta canção que diz: “Radha mere swamini…”.

O significado desta canção é: Srimati Radhika é a minha Senhora, e eu sou uma serva Dela. Repetidamente presto minhas reverências à Srimati Radhika, dizendo: ó Srimati Radhika, eu peço que vida após vida, nascimento após nascimento, Você me permita nascer em Vrindavana…”.

Nunca se canta pedindo para se nascer em São Paulo!

Até os pássaros de Vrindavana, os pavões, os papagaios estão contando sempre: Radhe… Radhe… Radhe. Até os macacos em Vrindavana estão cantando: Radhe… Radhe… Radhe.

Então, Rasakhan compôs esta canção: …Radhe… Radhe… Radhe, jay… jay… jay Sri Radhe…

Se você cantar o nome de Radha, automaticamente Krsna virá correndo atrás de você.

Cante: Radhe… Radhe… jo pen ge…

Esta canção traz a mensagem de que se você cantar Radhe… Radhe, Krsna virá atrás de você e é por esta razão que os vrajavasis não cantam Krsna… Krsna, e sim, Radhe… Radhe. Assim Krsna virá. E por que Krsna vem? Porque Ele ama Srimati Radhika!

Se você ama alguém, automaticamente você vai atrás dessa pessoa. Neste mundo material nós vemos que, onde quer que a amada for, o amante vai atrás. A diferença aqui é que, na verdade, neste mundo material, estúpido e sem sentido, não existe amor verdadeiro, pois os relacionamentos aqui giram apenas em torno de interesses sexuais. Por isso não existe o amor real neste mundo.

Mas, não é apenas Srimati Radhika que está atrás de Krsna, todos os seres vivos estão atrás de Govinda. Sukadeva Goswami Pada diz: "Ó Maharaja Pariksit, o que falar sobre Govinda?!”

Porque o amor perfeito, o amor verdadeiro está em Goloka Vrindavana e por isso todos estão atrás de Govinda.

Quando Krsna toca a flauta, o veado e a corça vão para perto de Govinda.

kā stry aṅga te kala-padāyata-veṇu-gīta-

sammohitārya-caritān na calet tri-lokyām 

trailokya-saubhagam idaṁ ca nirīkṣya rūpaṁ

yad go-dvija-druma-mṛgāḥ pulakāny abibhran 

(Srimad Bhagavatam 10.29.40)

Então, Sukadeva Goswami diz a Maharaja Pariksit: “…o que falar sobre Vrindavana?"

As gopis têm amor e afeição espontâneas por Govinda e andam atrás Dele, mas também as árvores, vacas, bezerros e veadinhos, todos estão correndo atrás de Govinda.

dhanyāḥ sma mūḍha-gatayo ’pi hariṇya etā

yā nanda-nandanam upātta-vicitra-veśam 

ākarṇya veṇu-raṇitaṁ saha-kṛṣṇa-sārāḥ

pūjāṁ dadhur viracitāṁ praṇayāvalokaiḥ 

(Srimad Bhagavatam 10.21.11)

Sukadeva Goswami Pada disse a Maharaja Paraksit que, quando Krsna entra na floresta para pastorear as vacas e toca a sua flauta, o veado e a sua corça automaticamente seguem Krsna. Tão logo o som da flauta entra em seus ouvidos, eles seguem pela floresta; a corça corre atrás de Krsna, e o veado, vai atrás da corça pensando: "Ah você está indo? Então eu também vou!" Isto acontece porque Krsna é o Grande Sadhu. Para ter a visão (darshana) do sadhu e do local sagrado, o esposo e a esposa devem ir juntos, então, em Vrindavana, quando a corça vai atrás de Krsna, o veado também vai atrás de Krsna.

Assim, ambos vão correndo e chegam mais perto e mais perto de Govinda. E por isso é dito: "dhanyāḥ sma mūḍha-gatayo ’pi hariṇya etā”; no verso acima, significa que a vida deles se torna muito bem sucedida, e embora eles sejam animais, ah, como eles têm amor e afeição por Govinda!

“saha-kṛṣṇa-sārāḥ" significa: a essência da vida é Krsna.

Qual a essência da nossa vida? Fazer bhajana (serviço) para Krsna, cantar o nome de Krsna. Servir ao Guru, aos Vaishnavas e a Bhagavan é a essência de nossas vidas. De outra forma a vida é inútil.

Srila Visvanatha Cakravarti Thakura explica que quando você morrer quem irá com você? Sua esposa? Sua esposa irá com você? Não, impossível! Seus filhos, suas filhas, suas crianças? Não, eles não irão com você. Você não levará nem um centavo, não levará nem mesmo uma pequena agulha ou linha.

Certa vez, Narada Rsi queria encontrar com um rei, e o rei disse: "Não tenho tempo para me encontrar com você." Então, Narada Rsi se encontrou com a rainha e disse: "Rainha, ouça, seu esposo morrerá em um dia."

Ela ficou muito perturbada e chamou o marido. Então, quando o rei chegou, Narada Rsi disse: “Rei, ouça, você executou muitas atividades piedosas (punya karma) em sua vida, por esta razão, quando morrer, você irá para um planeta celestial.

Em Svargaloka há muitas coisas boas reservadas para você: boa cama, boa comida.”

– E Narada Rsi continuou – "Acabo de chegar de Svargaloka e vi que lá você terá quarto muito bom, muito bonito, mas no seu quarto eu vi que o mosquiteiro tem um buraquinho. Então, quando você morrer, abandonar este corpo, você deve levar uma pequena agulha e um fio de linha com você para que possa costurar o buraquinho do mosquiteiro.

O rei disse: "Mas isso não é possível; não é possível para ninguém; não poderei levar linha nem agulha! Então Narada Rsi disse: "Se você não pode levar nada com você, por que então está trabalhando tanto? Assim, está realizando um trabalho inútil e sem sentido.

E o rei disse: "Estou juntando dinheiro para meus filhos e filhas”. Mas Narada disse: "Não existe nenhuma garantia de que eles irão utilizar apropriadamente a sua riqueza; talvez, até desperdicem esse dinheiro obtido com tanto trabalho!

Jay Sri Radhe!

(Agradecimentos a Ananga Manjari didi/RJ pela revisão).

Pesquise no site:
Procura por temas
(tags)
Nenhum tag.

Gurudev

bottom of page