top of page

Quem sou eu?

Respostas dadas após a aula em 16/02/2016 - Araras - Brasil

Todos vocês devem ser compassivos com as entidades vivas. Isto é muito importante em nossa vida humana.

Os animais não possuem compaixão, mas nós seres humanos sim a possuímos em relação aos outros seres vivos. Se você vê alguém infeliz ou doente, automaticamente o seu coração se derrete e você quer ajudar esta pessoa, de acordo com sua capacidade.

Esta é a natureza do ser humano. Ter compaixão no íntimo de seu coração. Assim as pessoas se ajudam. Vivam e deixem viver. Ajudem os outros. Este é o processo, deem compaixão. Se vocês derem grama às vacas elas não dividirão entre si. Comerão tudo que puderem individualmente. Mas no caso dos seres humanos, se alguém lhe der pão, você comerá metade e dará a outra para alguém. Esta é a natureza do ser humano, dar compaixão aos outros seres vivos.

Amor e compaixão correm juntos dentro do coração do ser humano. Porém, aqueles que são demônios não possuem compaixão. Seus corações são como pedra e eles são como animais.

Humanos são compassivos e dão amor e afeição a todos. Todos vocês conhecem Madre Tereza de Calcutá, ela estava sempre dando amor e compaixão a todos. Mas a melhor compaixão e o melhor amor é cantar os santos nomes e ajudar outros a cantarem.

Quem é você?

Quando eu pergunto qual o seu nome, você me dá o nome de sua alma ou de seu corpo? O nome do seu corpo.

Por que você diz “meu corpo”? O que este “meu” significa?

Quando você diz “minha casa”, por que você diz “minha” casa? Você quer dizer que esta casa pertence a você. Você diz “Eu estou vivendo nesta casa, esta é minha casa”.

Portanto, por isso você diz “minha casa” e não “eu casa” (risos). Eu não sou esta casa, esta casa somente pertence a mim e eu vivo nesta casa.

Da mesma forma, você diz “meu corpo”, “minha mão”, “minha cabeça”. Significa que este corpo e todos os membros dele pertencem a mim. Mas quem é este eu que possui tudoisso? Você não é este corpo porque você diz “meu corpo”, mas quem reside dentro deste corpo? Quem é este “eu”?

Eis a analogia com a casa. Você diz “minha casa” porque você vive dentro dela. Portanto, quem reside dentro de seu corpo?

Você poderia pensar sobre isso? Sim. Você deve se perguntar “quem é você”. Pergunte-se: Quem sou eu?

Quando você voltar pra sua casa, vá para seu quarto, feche as portas e janelas, desligue as luzes, sente-se, feche os olhos e então pergunte a si mesmo: QUEM SOU EU?

Nesta hora, a resposta virá automaticamente do fundo do seu coração.

Portanto, quem é você? Você não sabe. Se eu perguntar, você dirá “eu sou homem, mulher, brasileiro, indiano, inglês, americano, médico, advogado, estudante, homem de negócios, dono de casa”, todas essas designações. Se você é um policial, dirá “sou um policial”. A mesma coisa se for o presidente do Brasil ou dos EUA. Você dirá: presidente! E mesmo se você perder sua posição se anunciará com a palavra “ex”. Ex-professor, ex-policial, ex-presidente, todos os “ex”! Mesmo perdendo sua posição, ainda assim terá a designação. No seu cartão de visitas estará escrito bem pequeno o “ex” e a posição estará escrito bem grande! Um “ex” pequenininho e um “Presidenteda Índia” bem grandão! (risos).Não é verdade?

Nós somos a mesma pessoa, mas mudamos nossos títulos.

Mas quem é você eternamente?

Pergunte-se: quem sou eu eternamente?

Com este corpo humano você tem o poder de se indagar, portanto pergunte-se: que sou eu?

Animais, gatos e cães não têm este poder. Estão somente fazendo quatro coisas: comendo, dormindo, se defendendo e se acasalando.

Mas nós somos seres humanos. Além de fazer estas coisas temos o poder de inquirir e pensar. E por este motivo somos chamados seres humanos e não gatos, cães, pássaros… esta é a diferença entre homens e outros seres vivos.

E é devido a esta capacidade de indagar que podemos desenvolver nossa vida.

Na medicina as pessoas fazem pesquisas para desenvolver diferentes tipos de remédios. Cientistas viajam no espaço e mergulham no fundo do oceano para pesquisar muitas coisas. Tudo isto se deve a este humor inquisitivo do ser humano.

Todo tipo de tecnologia ocorre porque o Senhor nos deu este poder de indagação.

Na Bíblia está claro que “Deus criou o homem à Sua imagem”. Imagem significa “assim como a Sua forma”. Não é completamente como Ele, é “assim como” Sua forma.

“Assim como” significa similar, parecido. Vou dar um exemplo. Quando você diz: “sua face é assim como a lua”, isto é verdade? O rosto de alguém pode ser exatamente como a lua? Mas nós dizemos: “Sua face é assim como a lua”, mukha-candra. Existem similaridades, não é “exatamente”. Por isso que se comparou a face com a lua.

Da mesma forma, Deus criou o homem à sua imagem.

Devido a Deus possuir este tipo de pensamento, inquisitivo, Ele dá ao homem o mesmo tipo de humor de indagação.

Por isso, indague sobre si. Primeiramente com esta pergunta: QUEM SOU EU?

Você poderia dizer que você não é este corpo, mas quemé você então?

Pergunte-me e eu direi quem você realmente é.

Carne (meatem inglês) que dizer “ME EAT” (ME COMA!). Hoje você está comendo carne, mas em sua próxima vida você estará sendo comido.

Vocês conhecem a teoria de Newton? Para cada ação há uma reação igual e contrária.

Se nesta vida você perturba os outros, na próxima eles o perturbarão também.

Ação e reação acontecem automaticamente. Assim é a Física, isso se estuda em Física.

Se você bate em alguém, este alguém também já está te batendo. Depende somente da velocidade e do peso dos dois elementos.

Se você matar alguém, esta pessoa te matará na próxima vida.

Portanto, tente se tornar vegetariano e dê compaixão às outras entidades vivas.

E eu peço que todos vocês cantem os santos nomes e sejam felizes.

Hare Krsna Hare KrsnaKrsnaKrsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama RamaRama Hare Hare

(160216_002 – 160216_003)

Pesquise no site:
Procura por temas
(tags)
Nenhum tag.

Gurudev

bottom of page