Mantra mayi-upasan
Srila Gurudev: [Meditar em] Astakaliya-lila ocorre somente quando você se conscientiza de sua própria forma transcendental e constitucional. Neste momento você fará astakaliya-lila.
Primeiro você faz dois tipos de smaranam (lembrança). Um é a astakaliya-lila-sarasaki e o outro, mantra mayi-upasana.
Você não fará astakaliya-lila agora. Isso depende do seu nível. Sarasaki-lila você faz quando está no estágio de bhav e prem. Isto é muito, muito raro para sadhakas, mas mantra mayi-upasana se pode praticar, sem problemas.
Q: Como fazer mantra mayi-upasana?
A: Memorizando um a um os slokas do sastra ou as atividades e lembranças do guru. Isso é chamado de mantramayi-upasana. Quando se está cantando o gopal-mantra, isso é mantra mayi-upasana.
Quando se alcança o estágio de bhav e prem, então [se está fazendo] sarasaki. Portanto de acordo com seu stayi-bhav (humor) particular isso espontaneamente vem ao seu coração e neste momento, astakaliya-lila virá. E isso não é uma coisa imaginária do seu cérebro, nada disso. Acontece de forma espontânea.
Não se deve reproduzir isto em seu estágio imaturo. Não há necessidade disso.
Mas durante mantra mayi-upasana você pode meditar. Primeiro medite em guru, sastra. Medite nos slokas, um a um. Assim está ok.
As atividades de Gurudev como um sadhaka, o momento em que ele acorda, faz suas atividades, isto é mantra mayi-upasana. Isso se chama guru-dhyan, guru-mantra, isso sim. Tudo isso é mantra mayi-upasana.
Quando em sarasaki-upasana, você não consegue enxergar guru. Ali, você verá guru como uma manjari. Assim como Raghunath das Gosvami, no [livro] Vilapa-kusumanjali, primeiro sloka, quando ele glorifica Srila Rupa Gosvamipad. Mas neste momento ele não está vendo Srila Rupa Gosvamipad mas Rupa Manjari.
No estágio de sadhaka, ele via Rupa Gosvami, mas no estágio de siddha, via Rupa Manjari. (verso)
Nesta hora ele não disse Rupa Gosvami, ele disse: “Ó Rupa Manjari! Eu sei que você é uma moça muito casta, que nunca vê ninguém além do seu marido. Mas eu sei que estes dias seu esposo não estava em casa. Porém, quem tocou seus lábios que estão com uma cor muito vermelha assim como o da fruta bimba? Quem beijou seus lábios?”
“Talvez um papagaio muito lindo tenha vindo e tocado seus lábios pensando que era uma fruta bimba”.
Na verdade, isto é um tipo de brincadeira amorosa. Naquela hora, ele [Rupa] não estava como guru. Pois ele vivenciou sua própria forma transcendental e constitucional – siddha-deha. Raghunath Gosvami estava pensando: “Eu sou Rati-manjari e Rupa Gosvami é Rupa Manjari!”
Se você não conhece sua forma transcendental constitucional pessoal, não pode meditar na astakaliya-lila ou sarasaki-lila.
Quando assim for, naquele momento você esquecerá de seu corpo físico. E estará sempre absorto em coisas transcendentais.
Por ora, cante os santos nomes para remover seus anarthas e aos poucos a realização virá a respeito do seu siddha-deha.
P: Como desenvolver este humor?
R: Tudo virá quando você cantar os santos nomes. Sirva guru e Krsna e com o tempo isso virá. Leia o sastra e sastra-jñan virá. Você deixará de ser um kanistha-adhikari. Quando chegar ao estágio de um madhyama-adhikari – devoto intermediário – então aos poucos a realização virá. E então ruci, asakti, depois bhav virá. Este é o processo.
Tudo isso virá passo a passo, não de um dia pro outro. Não se pode pular etapas.